Em determinadas situações, precisamos redigir um texto cujo conteúdo não desejamos revelar abertamente. Seja alguma informação importante de uma empresa ou apenas um documento pessoal, às vezes convém proteger o documento de alguma forma contra acesso não autorizado.
Felizmente a Microsoft pensou nessa necessidade e oferece nos softwares do pacote Office a funcionalidade de criptografia de documentos com senha para evitar que outros usuários abram e/ou editem seus documentos de texto.
Se você deseja utilizar essa proteção em seus documentos de texto, eis o procedimento para utilizar esse recurso. Mas tome muito cuidado para não esquecer sua senha, pois o Word não oferece a possibilidade de recuperá-la em caso de perda ou esquecimento.
O tutorial a seguir foi elaborado utilizando o Word 2010, mas também é válido para as versões 2007 e 2013 do processador de textos da Microsoft.
Criando uma senha para o documento
Passo 1: Com o seu documento pronto, clique no menu "Arquivo":
Passo 2: Clique no menu "Informações", situado à esquerda. Na tela à direita, clique no ícone "Proteger Documento" e em seguida na opção "Criptografar com Senha":
Passo 3: O Word pedirá para criar uma senha. Crie-a, clique em "OK", repita-a e clique em "OK" novamente:
Após a criação da senha o Word salvará o documento, caso ele já não tenha sido salvo. A partir de agora, sempre que o documento criptografado for aberto, ele pedirá a senha que foi criada antes de mostrar seu conteúdo.
Dessa forma seu documento estará protegido contra acesso não autorizado.
Desativando a senha
Para remover a senha do documento, basta abri-lo, inserir a senha criada para liberar o acesso e repetir os passos 1 e 2 descritos acima. Na caixa de digitação da senha, basta apagá-la e deixar o campo em branco. Clique em "OK" e a senha será desativada, liberando o acesso ao documento normalmente. O Word salvará o documento para consolidar a mudança.