Com o passar dos anos, o YouTube foi se tornando cada vez mais complexo e avançado, trazendo recursos e funcionalidades para melhorar a vida tanto de quem produz quanto de quem consome conteúdo em vídeo. Com o constante aumento de sua base de expectadores (somente nos EUA, o site é responsável pelo consumo de metade de todo o tráfego de dados juntamente com a Netflix), é evidente a necessidade de mudanças em sua estrutura.
De uns anos para cá o Google implementou o Dynamic Adaptive Streaming over HTTP. Também conhecido como DASH, este recurso "quebra" os dados de um vídeo em pequenas frações que são enviadas aos poucos ao navegador do usuário. O objetivo é acelerar o streaming de conteúdo especialmente em conexões limitadas, mas, para muitos usuários, o tiro acaba saindo pela culatra: em vídeos um pouco mais longos, o DASH acaba deixando o carregamento dos vídeos mais lento, obrigando o usuário a ver constantes telas de buffering não importa o quão rápida seja sua conexão com a internet.
Felizmente, é possível desativar essa funcionalidade no navegador Mozilla Firefox com a ajuda de uma extensão chamada YouTube Center. Confira abaixo como instalar e utilizar esta extensão.
Passo 01
Acesse este link, que te levará direto para a extensão YouTube Center na lista de extensões o Firefox.
Passo 02
Clique no link "Add to Firefox" e aguarde a instalação da extensão, que não exigirá o reinício do navegador.
Passo 03
Com a extensão instalada, acesse o site do YouTube normalmente e perceba que aparecerá uma janela pop-up apresentando o YouTube Center. Clique em "Ir para Configurações":
Passo 04
No menu à esquerda, clique na opção "Player" e desmarque a opção "Reprodução DASH".
A partir de agora, graças ao YouTube Center, você poderá assistir aos vídeos do YouTube com total velocidade e sem engasgos.