Um problema comum enfrentado por quem utiliza computadores com dual boot - instalação combinada de Windows e Linux ou Mac OS X em um mesmo computador - é o da sincronização dos relógios em ambos os sistemas. Ao sair do Linux e entrar no Windows, o relógio sempre fica três horas adiantado, não importa o quão bem ajustado esteja o fuso-horário do computador.
Isso acontece por que esses SOs utilizam métodos diferentes para sincronizar com servidores de fuso-horário e fornecer a hora certa para o usuário: enquanto o Windows sincroniza o horário de acordo com o fuso-horário local, o Linux, o Mac OS X e demais sistemas baseados em UNIX utilizam o sistema GMT para este fim.
Felizmente, é possível corrigir esse problema fazendo uma pequena mudança no registro do Windows 7 ou 8.x. Se você está passando por esse problema, confira como solucioná-lo nas próximas linhas.
Passo 01
No Windows 7, abra o menu iniciar, digite "regedit.exe" (sem as aspas) e pressione ENTER no teclado para abrir o editor do registro. No Windows 8 e posteriores, abra o painel Iniciar ou acione a tecla de atalho Winkey + R e digite "regedit", pressionando ENTER em seguida.
Passo 02
No Editor do Registro, siga o seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/Control/TimeZoneInformation.
Passo 03
Clique com o botão direito sobre o diretório /TimeZoneInformation e selecione a opção "Novo" e depois "Valor DWORD (32 bits)".
Passo 04
Dê o nome "RealTimeIsUniversal" (sem as aspas) ao novo valor. Depois, clique duas vezes sobre ele e, no campo "Dados do valor", mude o valor de 0 para 1.
Confirme a alteração, feche o Editor do Registro e reinicie o computador. A partir de agora o relógio do seu computador funcionará em sincronia perfeita independente do sistema operacional utilizado.