Se pararmos para pensar em quantas formas diferentes os smartphones e tablets são capazes de facilitar a vida dos usuários, certamente a lista seria enorme! Seja através de funções nativas, seja graças a transformações e alterações feitas pelos usuários, os dispositivos móveis possuem uma grande gama de ferramentas que tornam nossa vida mais produtiva no dia-a-dia, transcendendo seu uso primário de fazer/receber ligações e substituindo os computadores tradicionais em muitas situações.
Uma das funções favoritas de quem usa esse tipo de gadget é o compartilhamento da conexão de dados. Através da função de Tethering, é possível transformar seu celular em um ponto de acesso à internet com ou sem fio, eliminando a necessidade de modems em PCs, notebooks e até mesmo em tablets que não suportam conexão 3G nativamente. Com certeza essa função é uma mão na roda para quem precisa se conectar urgentemente à internet para trabalhar, mas não pode contar com uma conexão Wi-Fi disponível em 100% do tempo.
O Canaltech preparou um breve passo-a-passo para que você possa usufruir dessa função. Este tutorial se destina aos três grandes sistemas operacionais móveis: Android, iOS e Windows Phone. Levaremos em consideração que você já tenha adquirido um pacote de dados 3G junto à operadora de telefonia de sua preferência, mas há algumas considerações a serem feitas: em primeiro lugar, o recurso de Tethering pode apresentar falhas de funcionamento devido às configurações de rede. Além disso, as operadoras podem estabelecer regras de uso para compartilhamento do pacote de dados. Em ambos os casos, é sempre uma boa ideia ler o contrato de seu plano de dados 3G e consultar sua operadora para tirar quaisquer dúvidas e solicitar ajuda.
Android
- Passo 1 - Ative a conexão de dados 3G do seu smartphone. É esta conexão que será compartilhada. Geralmente a opção para ativação se encontra na área de notificação do Android, mas também pode ser acessada dentro do menu Configurações, na opção Uso de Dados ou equivalente;
- Passo 2 - Dentro das Configurações, procure pela opção Tethering e Roteador. Esse nome pode ter algumas variações, como Vínculo e Acesso portátil, por exemplo, dependendo do modelo de smartphone e versão do sistema operacional. Além disso, dependendo da versão do Android, esta opção pode estar em um submenu "mais", que guarda outras opções;
- Passo 3 - Dentro da opção Tethering e Roteador estarão disponíveis todas as configurações necessárias para a ativação dessa função. É possível compatilhar a internet do smartphone de duas maneiras: usando um cabo USB ou através de um ponto de acesso Wi-Fi criado pelo próprio aparelho. Caso queira usar um cabo USB, basta plugá-lo no seu smartphone e também em seu computador. Em seguida marque a primeira opção, Vínculo USB;
- Passo 4 - Caso deseje criar um ponto de acesso Wi-Fi, marque a segunda opção Wi-Fi portátil. A opção seguinte permite escolher por quanto tempo o compartilhamento ficará ativo e também é possível configurar o SSID (SSID é o nome que será dado para identificar seu ponto de acesso Wi-Fi), endereço de DHCP, criptografia e senha de segurança. Configure tudo a seu gosto e clique em Salvar. Desta forma o ponto de acesso Wi-Fi do seu smartphone estará visível e disponível para outros dispositivos próximos.
Também é possível ativar o ponto de acesso usando Bluetooth, marcando a opção correspondente dentro da opção Tethering e Roteador.
iOS
- Passo 1 - Ative a conexão de dados 3G do seu iPhone;
- Passo 2 - Acesse a opção Ajustes, nas configurações do iOS. Em seguida, toque na opção Acesso Pessoal;
- Passo 3 - Na tela de Acesso Pessoal, ative a função tocando no primeiro item e definindo uma senha de segurança logo abaixo.
Ainda na tela Acesso Pessoal, é possível escolher se o compartilhamento será feito via USB ou via Bluetooth, bastando ativar a opção correspondente de acordo com sua necessidade.
Windows Phone
- Passo 1 - Entre no menu Configurações e em seguida na opção de compartilhamento de internet (uma das primeiras exibidas na tela);
- Passo 2 - Toque no botão ao lado da opção Internet Sharing para ativá-la. Ao fazer isso, aparecerão abaixo as configurações padrão do ponto de acesso. Mais abaixo, clique no botão Setup;
- Passo 3 - Na tela de Setup, personalize o SSID da rede e defina uma senha de no mínimo 8 caracteres. Toque no botão OK para salvar as opções e seu hotspot Wi-Fi estará pronto para uso no Windows Phone.
No Windows Phone 8 não é possível escolher o tipo de criptografia da rede, pois ele usa o WPA 2 por padrão. Além disso, apenas 8 usuários podem se conectar simultaneamente no Tethering do sistema móvel da Microsoft.
Independente do SO móvel utilizado, a rede compartilhada deverá ser detectada por seu computador ou tablet como qualquer outra rede no gerenciador de redes sem fio do sistema. Basta conectar-se normalmente a ela, digitando a senha criada no smartphone quando solicitado.
Esta sem dúvida é mais uma função essencial para quem precisa de internet sempre disponível mas não pode contar com uma conexão confiável quando se está em trânsito, além de significar uma boa economia de dinheiro, já que o ponto de acesso a internet dos smartphones permite dispensar o uso de modems 3G para uso em notebooks. E você, leitor? Já usa esta função em seu dia-a-dia? Gostou dessas dicas e planeja usá-la de agora em diante? Os comentários estão à sua disposição.