Uma VPN (sigla em inglês para Rede Privada Virtual) é uma conexão de redes estabelecida sobre uma estrutura pública ou compartilhada, dotada de tecnologias de criptografia e tunelamento para proporcionar segurança aos computadores conectados e aos dados trafegados entre eles. Por essa razão, VPNs são fortemente apreciadas por quem deseja se conectar a redes corporativas e comerciais sem abrir mão da segurança e da privacidade.
Outra característica que se tornou um grande benefício das VPNs é a capacidade de burlar restrições de acesso impostas por determinados websites, que praticam bloqueios baseados em grupos de endereços IP de determinada região do mundo, impedindo os usuários de acessar seu conteúdo por meios normais por uma série de razões. Um dos exemplos mais famosos é o site de streaming Hulu, que só permite acesso livre ao seu conteúdo a usuários residentes nos Estados Unidos. Uma VPN configurada adequadamente permitiria a um usuário de outro país ultrapassar essa barreira e acessar o site.
Existem diversas formas de se conectar a uma VPN, inclusive utilizando programas de terceiros como o TunnelBear, por exemplo. Entretanto, o próprio Windows já traz uma ferramenta nativa para configuração e conexão à Redes Privadas Virtuais, caso seja necessário um ajuste mais fino e personalizado.
Confira nas próximas linhas como utilizar os recursos nativos do Windows para se conectar a uma VPN existente, o que pode ser útil para se conectar à rede interna de sua empresa. As instruções a seguir foram reproduzidas no Windows 8.1, mas funcionam também no Windows 8 e Windows 7.
Passo 01
Acesse a "Central de Redes e Compartilhamento" através do "Painel de Controle" do Windows. No Windows 8 e 8.1, basta digitar "controle" na busca e clicar na opção. No Windows 7, clique no menu Iniciar e em "Painel de Controle".
Passo 02
Na "Central de Redes e Compartilhamento", clique na opção "Configurar uma nova conexão ou rede".
Passo 03
Na janela que aparece, clique na última opção listada, "Conectar a um local de trabalho", e depois em "Avançar".
Passo 04
Clique na opção "Usar minha conexão com a internet (VPN)".
Passo 05
Na tela seguinte, entre com as informações de conexão solicitadas. O administrador da VPN pode fornecer a você um endereço de IP ou uma URL necessário para se conectar à rede privada. Insira o IP ou URL no primeiro campo, dê um nome à VPN no segundo campo e clique em "Criar".
Dependendo da política de acesso à VPN configurada no sistema, podem ser solicitadas credenciais de acesso para se poder acessá-la. Se o administrador lhe fornecer um nome de usuário e senha, você deverá usá-los para entrar na VPN.
Depois desses passos você está pronto para se conectar à internet usando uma Rede Privada Virtual.